quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ECONOMIA DE ÁGUA E SISTEMAS DE DESCARGA

O sistema de descarga é composto basicamente por uma bacia sanitária, pelo ramal de esgoto e sua ventilação e por um aparelho hidráulico de descarga, responsável pela liberação da água para a limpeza dos dejetos na bacia. Este aparelho hidráulico pode ser uma válvula de descarga, uma caixa acoplada ou uma caixa alta (suspensa).
Quem determina o consumo de água em um sistema de descarga é a bacia sanitária e não o aparelho hidráulico ligado a ela. Os vasos sanitários são projetados e construídos para efetuar a limpeza com um volume de água pré-determinado – fornecendo-se menos água não vai ocorrer o efeito de sucção para limpeza dos dejetos, chamado de sifonagem.
Isso significa que uma válvula de descarga, uma caixa acoplada ou uma caixa alta consomem a mesma quantidade de água para efetuar a limpeza de um mesmo modelo de bacia.
Até 2002, as bacias sanitárias eram projetadas para consumir entre 12 e 18 litros de água. Após essa data,a norma técnica vigente passou a exigir dos fabricantes de vasos que produzissem modelos de 6 litros (volume nominal). No mercado há vários fabricantes com diferentes modelos de bacias e cada modelo tem uma performance, alguns são bem mais econômicos.
Cada aparelho de descarga tem suas vantagens e aplicações. A válvula é um produto tradicional no Brasil. É eficiente porque possui um registro que possibilita a regulagem da vazão fornecida e, portanto, se consegue regular o volume ideal para cada modelo de bacia, garantindo economia de água. Além disso, possui outras vantagens como o melhor design, com acabamentos cromados, combinando com os demais metais do banheiro, mais facilidade de limpeza e como a válvula fica embutida na parede, garante maior espaço no banheiro. Seguindo a tendência de sustentabilidade, há ainda novos acabamentos, que possuem duas teclas de acionamento, onde o usuário seleciona o volume para dejetos líquidos ou sólidos, garantindo até 30% de economia de água.
Para quem tem válvula de descarga em casa (que é o caso da maioria das residências), a dica é verificar o modelo da bacia sanitária. As bacias chamadas de econômicas, com volume de 6 litros, têm a inscrição “6 LPF” marcada. Se não for esse o caso, em primeiro lugar sugere-se substituir a bacia. O próximo passo é ajustar a vazão da válvula de descarga. Esse procedimento é facilmente realizado pelo próprio usuário, no registro incorporado ao produto. E por fim, se quiser aumentar a economia, substituir o acabamento por um modelo com duas teclas de acionamento.


Fabiano da Veiga - engenheiro pesquisador, especialista em sistemas de descarga e metais sanitários economizadores de água.
E-mail: veiga.fabiano@gmail.com
MSN: fabiano.dv@bol.com.br

3 comentários:

m4rkvz disse...

Agradeço os esclarecimentos que foram muito úteis para sanar minhas dúvidas quanto ao melhor sistema de descarga.
Sua explicação foi direta e clara.
Parabéns e muito obrigado.

Unknown disse...

eu, particularmente, gosto muito da valvula hidra, pra mim é a melhor!

Unknown disse...

Achar uma boa caixa de descarga é mais dificil que que parece